Pages

 

sábado, 19 de dezembro de 2009

QUÍMICAMENTE FALANDO: A química e a vida

0 comentários
A química é uma ciência fascinante, eu diria que sem a química a vida não existiria.
Mas é aquele negócio, cada um puxa a sardinha para o seu lado, se um graduado em letras for falar da sua profissão, provavelmente dirá que a línguagem é o mais importante agente de transformção da realidade, diria também quem sem a linguagem tudo seria diferente e/ou nem existiria, diria inclusive que não existiria a vida em sociedade.
Se perguntarmos a um matemático a importancia da matemática para a vida ele nos dirá que tudo o que o homem fez e faz pode ser traduzido e aperfeiçoado por equações matemáticas.
Um biologo provavelmente convencerá a todos que o fato de compreender a vida, como ela é gerada e como ela se desenvolve, permite que eles moldem o mundo de forma de que tudo coexista harmoniosamente, assim com as notas musicais em uma sinfonia.
O motivo de eu escrever este texto é tentar eliminar o preconceito que existe em torno desta ciência tão benéfica para o homem, como químico que sou é logico que vou puxar a sardinha para o nosso lado.
É muito comum escutarmos a seguinte sentença como forma de desqualificar alguma coisa "isso têm química".
Mas o que não tem química??? Ou melhor, aonde a química não está presente???
Sem a química o homem não sobreviveria, pois, duas coisas essênciais a sua existência são dependentes da química, são elas:
  • A respiração: embora sejam os biologos que expliquem esse assunto, trata-se de um fenomeno puramente químico, onde oxigênio é captado da atmosfera, utilizado pelo corpo vivo, e posteriormente liberado para a atmosfera na forma de gás carbônico.
  • O metabolismo: também abordado pela biologia, consiste em explicar através das reações químicas as transformações que ocorrem com as subtancias químicas no interior de um organismo vivo.
Que o leitor não me entenda mal, não quero pregar a superioridade da ciência química sobre as demais ciências, pelo contrário, a biologia é extramente necessária para compreendermos o fenômeno da vida e isso inclui o processo de respiração e metabólico dos seres vivos. Apesar de não ter citado a bendita matemática, não poderia deixar de dizer que esta é uma importante ferramenta na mão dos cientistas para compreendermos a vida, que é explicada quimicamente pela biologia que se expressa matemáticamente. Uma ciência puxa a outra, está tudo interligado, falando em matemática teríamos que falar na computação, e assim vamos longe.
E não é só na manutenção da vida que a química está presente, a química farmaceutica é o emprego da química como forma de aliviar a dor e prolongar a vida.
Sem a química também seria impossível produzirmos alimentos nas quantidades que produzimos nos dias de hoje, acho que nem preciso dizer que sem a química, o número de miseráveis no mundo, que é elevadisssimo, seria enormemente maior.
Hoje em dia a químca está presente em praticamente todas atividades do homem, por exemplo, esse computador no qual o leitor está apreciando este texto é composto de materiais poliméricos e metais, o mesmo posso dizer da cadeira que está sentado neste momento, do carro que o transporta daqui acolá, o mesmo podemos dizer dos objetos usados em casa, na escola, no trabalho e em todo lugar, afinal, o que é a química? Resposta: a química é a transformação de átomos/moléculas em objetos uteis ao bem estar do homem.
Provavelmente o preconceito em torno da química se deva ao fato do conhecimento gerado por esta ciência em algum momento da história ter sido mal emprega pelo homem, estou falando da bomba atômica. Realmente é um fato lamentável, mas não podemos ignorar que os benefícios proporcionados pela química são enormemente maior que os malefícios.
Antes de dizer com ar de desqualificação: "isso tem química", pare e pense no que não tem, faça um autoexame desde o momento em que você acorda até o momento em que você vai dormir, verás que uma das primeiras coisas que faz, como escovar os dentes, tomar um banho e perfumar-se para ser notado por aquela gatinha(0) tem uma mãozinha da química.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores