Pages

 

domingo, 24 de abril de 2016

2. Química Geral: Matéria e Energia

0 comentários
O que é matéria?
Ao se deparar com esta pergunta a maioria das pessoas costumam responder de forma genérica que matéria é tudo o que existe, esta generalização não é correta, pois, não considera as propriedades químicas da matéria.

Quimicamente falando podemos definir matéria como sendo tudo aquilo que possui massa e ocupa um volume no espaço, e considerando as propriedades químicas da matéria, podemos dividi-las em dois grupos:
  • Substância pura: que é formada exclusivamente por partículas quimicamente iguais.
  • Mistura: que é um sistema formado por duas ou mais substâncias puras, que também podem ser chamados de componentes. A misturas são classificadas em homogêneas quando possuem uma única fase, e heterogênea quando possuem duas ou mais fases. Podemos definir a fase como cada porção visual de aspecto uniforme.
Figura 1. Substância pura e mistura homogêneas (uma fase)

Figura 2. Substância pura e Mistura heterogêneas 


Estados da Matéria

A matéria é encontrada em três estados físicos, o que determina o estado físico da matéria é a força de coesão que faz com que as moléculas se aproximem uma das outras, e também a força de repulsão que faz com que as moléculas se afastem umas das outras.

Os estados físicos no qual a matéria é encontrada são:
  • Sólido: quando as moléculas estão muito próximas, possuem forma e volume fixos não sofrendo com forças de compressão. Neste caso, as forças predominantes são de coesão/atração.
  • Líquido: quando as moléculas estão mais afastadas devidos as forças de repulsão, mas ainda possuem atuantes as forças de coesão mantendo as moléculas próximas. Neste estado, a forma é variada, mas o volume é constante, outra característica é que assumem a forma do recipiente que a contém. 
  • Gasoso: quando as moléculas estão em movimento maior em relação aos estados sólido e líquido, e afastam-se uma das outras. Neste estado não há forma definida e o volume não é constante, assim como o liquido o gás assume a forma do recipiente que o contém, já o volume se modifica em função da pressão, podendo aumentar ou diminuir com a compressão e descompressão.

É importante destacar que o volume, a densidade e a forma do composto variam em função da temperatura. 

Figura 3. Estados físicos e suas representações moleculares.


Propriedades gerais da matéria

As propriedades da matéria são de natureza física, que podem ser determinadas sem a alteração da essencial da substância, ou de natureza química quando a substância se modifica em função da interação com outra forma de matéria, como é o caso da gasolina que possui o estado físico e a composição química alteradas quando em contato com o fogo. Massa e volume são propriedades físicas da matéria que podem ser medidas.


Figura 4. Massa e volume

Uma vez conhecido a massa e o volume da matéria, é possível determinar sua densidade (massa específica). A densidade é a relação massa e o volume do material (em qualquer estado físico), pode ser calculado com a fórmula: Densidade = Massa / Volume  , ou então, medido com o auxilio de uma balança e uma proveta graduada ou picnômetro.


Energia

A maioria das pessoas tem mais dificuldade para entender o conceito de energia, pois, ela não tem peso e só pode ser medida quando está sofrendo algum tipo de transformação, ou está sendo liberada/absorvida. Energia é definida como a capacidade de realizar trabalho.

Existem dois tipos de energia:
  • Energia Potencial: que é aquela armazenada em um sistema físico e tem a capacidade de ser transformada em energia cinética. Exemplos: ao suspender uma bola ela possui uma energia potencial, ao soltar esta bola ela desenvolve a energia cinética; Ao efetuar a queima de um combustível o carro se movimenta; Uma represa de água possui energia potencial que ao ser transformada em energia cinética move turbinas que produzem energia elétrica.
  • Energia Cinética: que está relacionada ao movimento de um corpo, que ao se movimentar realiza trabalho.

Assista a seguir a vídeo aula da UNIVESP que serviu como referência para a criação desta postagem. 






REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Vídeo-aula 2. Disciplina de Química Geral. UNIVESP, 2016. Disponível em: https://youtu.be/5Ehh_XJs4Gc


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores