Pages

 

domingo, 24 de abril de 2016

3. Química Geral: A matéria não é contínua

0 comentários
Os gregos acreditavam que os átomos eram contínuos, mais tarde os cientistas identificaram que isso não é verdade, que os átomos não eram constituídos de uma massa sólida, mas eram constítuídos de elétrons, prótons e nêutrons.

Em 1808 Jhon Dalton propôs uma teoria que hoje é conhecida como "Teoria Atômica de Dalton" em que o cientista afirmou que os átomos são as menores partículas que constituem a matéria, e que eles não podem ser divididos e nem transformados em outros átomos. E que elementos químicos são um conjunto de átomos que são quimicamente iguais, por isso, os átomos de um elemento químico possuem a mesma massa, o mesmo tamanho e as mesmas propriedades. Afirmou também que diferentes elementos químicos possuem propriedades, massas e tamanhos diferentes.

Os elementos químicos são representados por letras, e na parte superior é indicada a massa do átomos  que constitui o elemento, e na parte inferior é o número atômico específico.

Dimitri Mendeleev foi um químico russo, que em 1869, divulgou para a comunidade cientifica o que hoje conhecemos como Tabela Periódica, na qual ele classificou os elementos em filas horizontais de acordo com as massas atômicas crescentes, e as colunas verticais com elementos de propriedades semelhantes.

Quando os átomos se ligam por meio de ligações covalentes, eles dão origem às moléculas, e quando átomos se ligam por meio de interação eletrostática dão origem a composto iônicos.

As fórmulas químicas representam o número e o tipo de átomos que constituem uma molécula, enquanto que as fórmulas estruturais fazem uma representação detalhada de como os átomos de uma molécula estão ligados entre si. 

Figura 1. Exemplos de fórmulas química, eletrônica e estrutural


Assista a seguir a vídeo-aula da UNIVESP que serviu como referência para a criação desta postagem.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICA

Vídeo-aula 3. Disciplina de Química Geral. UNIVESP, 2016. Disponível em: https://youtu.be/xibiSjeRX9Y


0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores