Pages

 

sábado, 21 de maio de 2016

5. Representações químicas

2 comentários
As equações químicas são representações simbólicas que demonstram quais são os regentes de um reação, quais são os produtos, o sentido em que a reação ocorre, bem como, se a reação ocorre de forma espontânea ou é induzida, com calor por exemplo.


Veja alguns exemplos:


No exemplo 1, observa-se que duas moléculas de clorato de potássio (KClO3) no estado sólido quando aquecidas se decompõem e 2 moléculas de sólidas de cloreto de potássio (KCl) e 3 moléculas gasosas de oxigênio (O2). O triangulo sobreposto a seta que indica o sentido da reação representa o emprego de calor.

No exemplo 2, observa-se que 1 molécula de cloreto de ferro (FeCl3) em meio aquoso, ou seja, dissolvido em água, numa mistura com o tiocianato de potássio (KSCN) também aquoso, reagem e obtém como produto uma molécula de tiocianato de ferro aquoso e três moléculas de cloreto de potássio aquoso.

No exemplo 3, observa-se que uma molécula de sódio sólido (metal) reage com uma molécula liquida de água (H2O) e obtém como produto uma molécula de hidróxido de sódio (NaOH) aquoso e meia molécula de hidrogênio gasoso (H2).

No exemplo 4, observa-se que uma molécula de nitrogênio gasoso (N2) reage com três moléculas de hidrogênio gasoso (H2) e obtém como produto da reação 2 moléculas gasosas de amônia (NH3).

No exemplo 5, observa-se que uma molécula de cloreto de estanho (SnCl) reagem com duas moléculas de cloreto de ferro, produzindo uma molécula de cloreto estânico e duas moléculas de cloreto de ferro.

Note que as reações ocorrem tanto quando os compostos estão nos mesmos estados físicos, quanto em estados físicos diferentes, e que os produtos das reações também podem manter o mesmo estado físico dos reagentes, ou até mesmo originar outros estados físicos. 

Os números que antecedem as moléculas, tanto dos reagentes quanto dos produtos, chamados de coeficientes estequiométricos, eles representam as quantidades de moléculas, e servem para demonstrar que as equações se desenvolvem de forma balanceada e também que há a conservação de massa, ou seja, a soma das massas dos reagentes é igual a soma das massas dos produtos da reação. Apenas para relembrar,  a teoria da conservação das massas foi proposta por Lavoisier e afirma que "na natureza nada se cria e nada se perde, tudo se transforma".

Um método bastante simples de verificação do balanceamento das equações químicas é o "método das tentativas", onde os coeficientes estequiométricos são alterados por números inteiros até que quantidade de todos os átomos dos reagentes sejam iguais ao número de átomos de todos os produtos da reação, veja um exemplo:

Primeira tentativa:  H2O + O2  = 2H2O : note que nos reagentes existem 2 átomos de hidrogênio e três átomos de oxigênio, enquanto que no produto da reação existem 4 átomos de hidrogênio e dois de oxigênio. Como sabemos que as massas não se criam e nem se perdem, podemos concluir que a reação está desbalanceada. 

Segunda tentativa: H2O + 2O2 = 2H2O: note que nos reagentes existem 2 átomos de hidrogênio e 5 átomos de oxigênio, enquanto que no produto da reação temos 4 átomos de hidrogênio e apenas dois átomos de oxigênio. Mais uma vez, levando em conta a lei da conservação das massas, sabemos que isto não é possível, portanto, a equação também está desbalanceada.

Terceira tentativa: 2H2   +  O2  = 2H2O: note que nos reagentes temos 4 átomos de hidrogênio e 2 átomos de oxigênio, e que no produto temos a mesma quantidade de átomos de hidrogênio e oxigênio, com isso a massa foi conservada, portanto, a reação está balanceada.


Assista a seguir a vídeo-aula da UNIVESP que serviu como referência para a criação desta postagem.  





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Aula 4. Disciplina de Química Geral. UNIVESP, 2016. Disponível em: https://youtu.be/qBo_-_2loMg

2 comentários:

Cesar disse...

Olá boa tarde eu gostaria de saber como faço para corrigir o PH de sabão líquido, ele está bem eucalino. Me falaram se eu adicionar o ácido citrico anidro PA ele mantém um equilíbrio. É verdade?

QuimicoWeb disse...

César, boa tarde! O ácido cítrico é dos agentes de controle de pH mais utilizados na fabricação de sabonetes líquidos.

Lembrando que você deve utilizar uma fita indicadora de pH ou pHmetro para verificar quando o pH está adequado.

Abraço

Quimicoweb

Postar um comentário

Seguidores