Pages

 

quarta-feira, 1 de março de 2017

4. Equação de Van der Waaals

0 comentários
A equação de Van der Waals é utilizada para estudar os gases que fogem ao conceito da idealidade, ela utiliza a mesma equação dos gases ideais, mas inclui dois termos, um que considera as forças intermoleculares e o outro corrige o volume, a e b são constantes empírica e dependem da natureza do gás.

Podemos interpretar "b" como o termo que corrige o volume das moléculas, pois, se estamos falando de um sistema de alta pressão, estamos falando também da diminuição de volume disponível para o gás, isto que reflete na interação molecular.


Podemos interpretar  "a" como o termo que corrige a atração molecular. Se por um lado é possível estabelecer que os gases ideais a 1 atm e 0 °C, 22,4 L é ocupado por  6,02x1023 moléculas de qualquer gás, e que isto é possível porque os diferentes tamanhos das moléculas podem ser desconsiderados devido grande espaço que existe entre elas, nos sistemas de alta pressão, com a diminuição do volume isto não é mais possível, portanto, para estudar gases que fogem a idealidade é necessário considerar as interações moleculares.

0 comentários:

Postar um comentário

Seguidores